Postagens populares

25 fevereiro 2012

Ônibus interestadual da Real Alagoas, mais conhecidos como "pinga - pinga" pega estrada superlotado


A viagem de volta de Recife para Maceió foi, no mínimo, desconfortável para os usuários do ônibus comum, da empresa Real Alagoas, que saiu do Terminal Rodoviário do Recife na madrugada desta quarta-feira (22), com destino à capital alagoana. Mais conhecido como “pinga-pinga”, o veículo seguiu viagem superlotado, o que é contra a Lei de Trânsito. 
A equipe de reportagem flagrou a irregularidade no transporte interestadual, e registrou em vídeo a situação dos usuários do ônibus. Cerca de 40 pessoas viajavam em pé, sem o mínimo conforto, inclusive idosos e crianças. 
Em contato com a empresa Real Alagoas, o coordenador operacional da empresa, Nilson Antônio, afirmou que nenhum passageiro que viajou durante o carnaval pela empresa, sofreu qualquer desconforto e muito menos teve que viajar em pé. Mas, o que foi flagrado vai de encontro à afirmação. “Foram colocados cerca de sessenta ônibus extras durante o carnaval [somente para a linha Maceió/Recife]. O reforço foi ainda maior nos dias de grande movimentação, na quinta e sexta saindo de Maceió para Recife, e na terça e quarta na volta de Recife para Maceió”, explicou o coordenador. 
Segundo a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é importante que esse tipo de infração seja denunciada pelos usuários dos transportes intermunicipais e interestaduais. “Os passageiros podem ligar para o número de atendimento da PRF, o 191, ou para o número da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], 0800-610-300, que enviamos uma equipe para fiscalizar e autuar o motorista que esteja viajando com excesso de passageiros”, explicou.
 

Recife teve 612 ônibus depredados segundo consórcio de transporte


 

No Recife, 612 ônibus foram depredados durante o carnaval, de acordo com dados do Grande Recife Consórcio de Transporte. Algumas empresas de transporte da Região Metropolitana do Recife divulgaram nesta quinta-feira (23) imagens que flagram passageiros destruindo os ônibus durante o carnaval. Uma dessas empresas teve 140 veículos depredados.
Os vândalos quebraram para-brisas, vidros, bancos e entrada de ar. “Esse ano nós tivemos 140 ônibus depredados com um valor de aproximadamente R$ 20 mil de prejuízo”, afirmou diretor de empresa de ônibus, Gibson Pereira. Sempre que um ônibus é atingido, ele sai de circulação e volta para a garagem. Até que ele seja reparado ou a substituído, as ruas ficam com um veículo a menos.

Imagens do circuito interno de TV mostraram como os vândalos se comportam. Um grupo forçou a porta e entrou sem pagar, enquanto outros seguiram viagem em cima do banco. Um rapaz que percebeu estar sendo filmado, resolveu tampar a câmera. Sem o registro, os companheiros dele quebraram as janelas do ônibus. 
O problema é ainda é maior quando faltam peças de reposição. Em uma das empresas, quase a metade dos ônibus que circularam no carnaval sofreu vandalismo e alguns ainda não estão em condição de voltar às ruas. 

“Isso representa um prejuízo financeiro para a empresa e um prejuízo moral para a população, que fica sem equipamento de uso cotidiano”, disse o diretor de empresa de ônibus, Almir Buonora.