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01 abril 2012

Grupo Progresso repassa alguns ônibus para Leão do Norte

Leão do Norte 6011 por Luiz Paulo A. Nogueira 


Progresso repassa alguns ônibus para operar na Leão do Norte que voltou a circular em algumas linhas, não se sabe se a mesma permanecerá operando por alguns meses ou anos ou depois voltará tudo para Progresso, os carros são retirados da frota da Progresso.





Usuários reclamam da estrutura dos ônibus da Nacional

 


Estudantes e populares que residem na cidade de Taperoá, no Cariri Paraibano, estão indignados com o serviço ofertado pela empresa Nacional na cidade e circunvizinhança. Segundo denúncias e reclamações que chegaram, os ônibus estão quebrando com facilidade, trafegam lotados, linhas importantes foram cortadas e horários modificados e para completar, os estudantes têm dificuldades para retirar suas passagens. 

A empresa Nacional do Grupo A. Candido atende a população das cidades que vão de Princesa Izabel até João Pessoa. Segundo o estudante Andre Batista de Queiroz, a empresa anteriormente oferecia ônibus nos horários das 4h, 5h, 6h30 e 9h e num corte inexplicável passou a oferecer transporte apenas às 6h30 e 9h30, prejudicando sobremaneira estudantes e profissionais que precisam se deslocar de Taperoá com horário para chegar ao trabalho em Campina Grande, por exemplo. 

Outra reclamação dos clientes é que como o ônibus vem de Princesa Izabel, muitas são as vezes em que o transporte chega em Taperoá completamente lotado, fazendo com que os passageiros não tenham nenhum conforto, nem muito menos segurança para se deslocar nele.

Corredor rápido de ônibus no Recife terá 4,7 km e custará R$ 110 milhões

 




O projeto do corredor de transporte rápido de ônibus (TRO), que vai ser implantado na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, foi apresentado nesta quinta-feira (29). O trecho tem 4,7 quilômetros de extensão e o projeto tem uma previsão de investimento de R$ 110 milhões. 

Além da via exclusiva para os ônibus articulados, também serão construídos cinco passarelas para a travessia de pedestres, nove estações de embarque e desembarque e quatro viadutos transversais à Agamenon Magalhães. “A nossa visão é criar um sistema que possa dar uma melhor qualidade de vida às pessoas que dependem desse transporte público. É diminuir o tempo de viagem das pessoas que moram mais longe”, lembra o governador Eduardo Campos. 

A obra faz parte da segunda etapa do Corredor Norte-Sul, que vai do Terminal de Integração Joana Bezerra, no Recife, até o centro do município de Igarassu, na Região Metropolitana. Há projeto ainda para um outro ramal do corredor, que vai passar pela Avenida Cruz Cabugá, também com um corredor exclusivo para ônibus. “Todas essas intervenções são um acúmulo do Plano Diretor de Transporte Urbano do Recife, buscando tratar da integração da metrópole, das 14 cidades da Região Metropolitana”, explica Danilo Cabral. 

As estações de Transporte Rápido por Ônibus terão piso de alumínio, vão ficar sobre o canal da avenida e têm um custo total de R$ 55 milhões. Todas serão climatizadas e contarão com painéis de informações como os existentes nos terminais de integração, com os horários dos coletivos. “Cada estação tem capacidade para 1.200 pessoas, sendo 600 em cada sentido. Queremos que as pessoas usem menos o transporte individual e mais o coletivo”. 


Nas vias exclusivas, a expectativa é de que a velocidade chegue a até 60 km/h entre as estações. “Teremos uma regularidade maior, já que não haverá disputa com veículos convencionais. Cada ônibus terá capacidade para 160 pessoas, serão articulados, todos com ar-condicionado no Corredor-Norte Sul”. 


O edital de licitação para a execução da obra, que vai do terminal Joana Bezerra até a Fábrica Tacaruna, deve ser publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (30). “As obras devem começar de fato em outubro deste ano e levar 18 meses, terminando em abril de 2014. Essas são datas limites, pode acontecer de ser adiantado”.